quarta-feira, agosto 30

Tudo está tão ruim que pode piorar?

Será que tudo está mesmo tão ruim que pode piorar? Eu não acredito nisso. Na verdade, sou uma pessoa positiva por natureza. Sempre acho que tudo está ótimo. E por isso mesmo, pode sim (e vai) melhorar.

Mas tem pessoas que não pensam assim. Assim é a história de uma pessoa com quem eu trabalho.

Era uma vez um rapaz que se chama .... . Ele trabalha conosco. Tem família, é casado e tem um filho. E ele veio trabalhar conosco ano passado.

Dai, depois de um tempo, surge um projeto que eu tive de tomar a gerência. Nada como novos ares, uma nova posição, uma nova responsabilidade. E ele ficaria sob a minha tutela, afim de que o projeto andasse.

Depois de meses de construção da ferramenta, depois de muito teste, chega, finalmente, a hora de se colocar em produção aquela maravilhosa ferramenta gerenciadora de projetos. Nosso primeiro projeto de grande porte, que atenderá não uma autarquia, mas 33 delas.

Que maravilha ... Que beleza ... Que legal!

Não fosse pela irracível capacidade desse meu colega de trabalho de ver defeito em tudo e colocar todos ao seu redor para baixo.

Hoje, na instalação da aplicação no servidor de produção, o camarada chega ao meu lado e começa a falar sobre o que pode dar errado, etc, etc. Acho até válido essa coisa de se antecipar aos problemas. Mas eu já havia feito um brainstorm enorme relacionando, se não todas, pelo menos 90% dos problemas que poderiam ocorrer.

Como vocês sabem, a Lei de Murph existe e está sempre à espreita. Mas, tudo corre bem e o cara continua, ao longo de longas horas, discorrendo acerca das prováveis problemáticas do projeto.

"Caramba, penso eu ... Esse cara realmente é um pé no saco. Mas não vou falar nada. Deixa ele se tocar ..."

De tarde, apesar de uma manhã até tranquila, um problema ocorre. O servidor resolve enlouquecer e simplesmente desaparecer da internet.

Não sei se vocês sabem, mas cada PC que está conectado à internet tem um número único chamado IP. Esse número é uma identificação sua. Bem, isso posto, o nosso servidor simplesmente começa a rejeitar o IP dele, como se não tivesse gostado do seu nome.

E ai foi um problema atrás do outro. As pessoas que estavam usando o sistema começaram a ligar. O servidor não queria simplesmente aceitar novos IPs válidos, como se fosse uma criança mimada a chorar porque quer um pirulito azul e não o verde que você comprou ... E o superintendente vem saber o que houve, e as pessoas reclamam e tudo parece um caos.

Mas eu estava calmo. Sabia que se tivesse um pouco de calma, daria certo.

E então, o cara pára do meu lado e diz: "É, não vai dar certo mesmo. Eu bem que disse."

Aquilo era a gota d'água. Virei-me para ele, fuzilando-o com os olhos e disse, em alto e bom tom para que todos ouvissem:

"PQP fulano! Mas você é mesmo agourento, hein? Desde manhã cedo botando o projeto para baixo, dando todos os milhares de problemas que poderiam acontecer. P^$%# M&^%$, será que não dava para ficar calado? "

"Hunf ... Só estou sendo realista.

"Então vá ser realista na casa do C...."

É ... Esse fui eu falando desse jeito com o cara. Mas é que não aguentei pessoal. Depois fiquei pensando no que eu havia dito e percebi que ele recebeu apenas a carga de estresse que havia sido imputada em minhas costas.

Mas, caramba, ele vem falando assim desde o inicio do projeto, meses atrás. Tudo para ele vai dar errado.

Vai ver mesmo que é por isso que semana retrasada o motor do carro dele simplesmente pediu arrego, ele não consegue um salário bom (e ele é casado e tem filho, como disse acima), segundo ele mesmo nos diz TODOS os dias, seu PC vive dando problema (vai ver a energia negativa interfere no bom funcionamento de um PC, vai saber ...).

Bem, sei que o clima fechou. O cara se ofendeu (tadinha ... tsk tsk tsk) e não está mais falando comigo.

Ufa! Estou aliviado. Sinceramente, prefiro um cara menos agourento perto de mim.

Assim não dá!

3 comentários:

D disse...

Eu acedito sim que nada pode ser tão ruim que nao possa ficar pior ou nda tão bom que não possa ser melhorado...Bem clichê, eu sei.Mas a vida não parece mesmo uma novela mexicana??
" nem há poente tão belo que o nao pudesse ser mais" tá bem no comecinho do livro do desassossego e funciona assim pro outro lado tbm. Nem é Murphy nem nda, é q estamos sujeitos a problemas e coisas ruins e piores ainda todos os dias...Quem disse q tudo precisa dar certo? Nossa vida seria melhor aproveitada se jogassemos essas expectativas de desenho animado no lixo.
E, sinceramente, que falta de tato!isso nao colabora nada pra q tudo funcione ou com o q se espera de uma chefia ou equivalente
eu fico com a impressao que vc coloca a sujeira pra baixo do tapete ate q forme um morrinho e alguem tropece.quando tiver algo assim, fale assim q notar.Uma equipe de trabalho se faz com transparencia...se vc nao gosta do clichete que eu grudo em sua mesa, reclame! ou vc vai esperar q eu comemore o 1001 clichete grudado pra dizer algo??

Boa sorte com o pirulito!

Sua sócia de blog...

Nocte Cellariu disse...

Nossa vida seria melhor se jogássemos no lixo nossas expectativas de desenho animado? Concordo. No entanto, não há como passar 100% do tempo achando que tudo vai dar errado, dá?

Esse é o problema com esse cara. Parece que há uma núvem que paira sobre a cabeça dele.

Quanto a dizer, eu já havia dito várias vezes sobre esse comportamento. Ontem, especificamente, é que aguentei. Afinal, não tava afim de falar para ele sobre essa coisa pela enésima vez.

De qualquer forma, o ônus que se paga por falar de pronto as coisas que não se devem é terrível. Esse é um defeito enorme meu que poucas pessoas conhecem.

Talvez por isso eu prefira ficar calado em algumas situaçoes.

D disse...

aff